sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Chaves 3 - 0 Maria da Fonte

Fácil?!...Ninguém disse que iria ser fácil!!!

O Chaves goleou em casa o penúltimo classificado, o Maria da Fonte por 3-0. Toda a gente tinha em mente que iria ser um jogo fácil e iria haver goleada, mas embora o Chaves tivesse dominado o jogo todo, não é fácil jogar-se contra uma equipa que defende com todos os jogadores na grande área e apenas joga no contra-ataque.

Pelo que pude perceber, o Chaves estava a utilizar um 3-5-2 para defender e um 3-4-3 para atacar, mas que muitas vezes se misturavam as duas e davam origem a uma táctica mais complexa, que pouco a pouco os nossos jogadores se vão habituando. É difícil ver-se tácticas tão complexas numa II Divisão.

O “mister” Leonardo Jardim, também decidiu apostar em jogadores diferentes, falo nomeadamente da Capuco que fez uma bela exibição e viria a marcar o segundo golo.

Logo aos 10 segundos de jogo, o Chaves podia ter marcado, mas escandalosamente, ninguém empurrou para o fundo das malhas da baliza do adversário.

Ainda não tinha passado um minuto, já o Chaves estava quase a marcar. Depois de essas oportunidades a equipa flaviense recuou um pouco mas manteve-se a dominar.

A primeira parte chegou rapidamente ao fim com o marcador igual para os dois lados, 0-0.

Na segunda parte, o Chaves entra em campo decidido a levar de vencida a partida e logo nos primeiros minutos Ricardo Rocha “mete um chapeuzinho” ao guarda-redes do Maria da Fonte.

Era o passo que faltava à nossa equipa e que iria abrir o caminho para mais golos. Assim sendo, cerca de 20 minutos depois, Capuco isolado marca o segundo golo.

Já nos últimos 10 minutos, o recém-entrado, Gilmar, viria a marcar a grande penalidade cometida pelos visitantes.

Acabou assim o jogo com 3-0. Fácil, ninguém diria que ia ser, mas esperava-se um jogo onde houvesse menos desgaste, mas lá tivemos nós que mostrar que somos rijos (Bruno Magalhães, Bamba…)




Notas:

Rego – 6
Um mero espectador do jogo. Agarrou bem a bola quando teve que agarrar.

João Cardoso – 7
Tem estado a subir de forma. Fez bons cruzamentos, desmarcou-se bastante e estava sempre a pedir a bola, nota-se que tem vontade de mostrar trabalho. Agarrou-se de mais à bola em certos momentos.

R. Rocha – 7
Voltou ao seu nível habitual. Esteve bem na defesa, saiu bem para o ataque e ainda teve tempo para marcar um golo “bonito”.

Tero – 6
Regressou ao número 13 e esteve melhor. Talvez o número tenha mesmo influência sobre ele…

Danilo – 7
Fez o corredor direito quase todo, que mais se pode exigir dele. Esteve bem a defender e fez boas triangulações e bons cruzamentos nas poucas vezes que veio à frente.

B. Magalhães – 8
Mas que homem “rijo”. Uma autêntica viga de aço, ninguém passou por ele e quem tentava fazer-lhe frente ficava para trás. Jogou como um verdadeiro transmontano, deviam de ser todos assim…

Bamba – 8
Estou rendido ao seu jogo, eu e a maioria dos flavienses. Esteve um pouco abaixo do que tem feito no outros jogos, mas isso também se ficou a dever ao melhor estado de Carlos Pinto. Deu tudo, a par de Magalhães, ninguém passava por ele. Esteve muito bem cá atrás, mas comprometeu um pouco quando subiu. Que se pode dizer mais…acabou o jogo estoirado.

Carlos Pinto – 6
Subiu de rendimento. Deu tudo enquanto podia, porque quando já não podia foi Bamba que teve que fazer o seu lugar. Nota-se que os anos já pesam e esta poderá talvez ser a última época de Carlos Pinto como jogador. Esperemos que não e que continue a melhorar.

Delfim – 5
Um extremo que andou perdido pelo meio campo. É um jogador rápido que se desmarca bem e que cruza bem. Pode ser bastante útil se for utilizado no sítio certo, o que parece que não está a acontecer.

Clemente – 6
Muito aquém do seu valor. Esteve bastante apagado e falhou vários golos dados como certos, esperemos que os golos que falhou sirvam para outros rumos.

Capuco – 9
Perfeito, quase perfeito…É a primeira vez que dou a nota 9 a um jogador. Foi imparável dentro de campo. Também fez relembrar Inzaghi, mas pelos aspectos positivos…e também pelo penteado. Veloz, bom nos passes, bom a jogar em equipa, era um colega destes que Clemente precisava. Marcou o segundo golo e bem que o mereceu, esperemos que continue com este ritmo. Impressionante…

Ericson – 7
Entrou para o lugar do apagado Delfim para segurar o meio campo, e fê-lo bem. Um pouco lento a executar, mas é um bom jogador.

Gilmar – 7
Entrou e marcou a grande penalidade, fazendo o terceiro golo. Mostrou que também é uma opção para o ataque.

Romário – 6
Pouco para dizer. Esteve bem, desmarcou-se e fez bons passes e cruzamentos. Ainda não tenho uma opinião formada sobre ele, mas não parece mau jogador.

Leonardo Jardim – 7
Finalmente conseguiu explicar a táctica aos seus jogadores. É um dos poucos, se não o único a utilizar uma táctica tão complexa numa segunda divisão. É uma táctica que custa a aprender, mas quando aprendida é muito boa, e é isso que está a acontecer. Esteve bem a mandar subir os seus jogadores e a dar ordens para dentro de campo sempre que necessário.

Treinador Mª da Fonte – 4
Mal educado…Utilizou alguns palavrões para se dirigir aos seus jogadores e o público não gostou. A partir daí não disse mais nada. Mais um que aprendeu a lição.

Árbitro (Humberto Teixeira) – 3
Jogar contra 11 é difícil, então contra 14 ainda é pior. O Senhor Humberto, não esteve assim tão mal, pior mesmo foram os dois indivíduos da bandeira, que marcaram todos os fora-de-jogos, até os que não existiam. Exige-se melhor arbitragem para a próxima.

Público – 6
Belo ambiente que o público proporcionou. Esteve muito bem a puxar pela equipa e a bater palmas nos momentos certos. É público deste que precisamos. O único problema é ser pouco, mas mais vale pouco e bom do que muito e mau.

Claque – 7
Mas o que é que a claque tomou?!...Eram menos de 10, mas pareciam 30. Cânticos novos e improvisados…Espectaculares…O megafone devia de ter ficado sem pilhas de tanto uso. Já há muito tempo que não se via a claque tão activa. Realmente as vitórias ajudam mesmo.

Relvado – 5
Num estado razoável, mas levantava muita relva. Já teve melhores dias, esperemos que esteja à altura para receber o Braga.

Dou por concluído o meu trabalho

Abraço,

“M” (a.k.a Pittboss)

0 comentários: